Voltar aos artigos

As crianças dão sinais das violências sofridas?

Grupo Reinserir

No geral, sim.

A concepção comum de que crianças não entendem o que acontece, ou são fantasiosas, persuasivas, inventivas etc pode, inclusive, ser parte responsável da negligência presente em muitos casos.

Distúrbios do sono, xixi na cama, choros intensos e inexplicáveis, agressividade, isolamento, dificuldade em engolir a saliva, atos sexualizados e outros comportamentos “estranhos” podem ser sinais de alerta. É necessário pensar que essa criança pode ter sido exposta a uma experiência traumática, sexual ou não.

Entendemos por traumático tudo aquilo que não pode ser comportado pela subjetividade e comunicação desenvolvidos até então. Quando um sujeito adulto atropela o desenvolvimento dessa criança, impondo comportamentos ou emoções que ela ainda não está preparada para manejar. Isso é uma violência. E a responsabilidade sobre ela é de quem pratica, nunca da vítima.

A culpa imobilizante por não ter sabido ler os sinais também não é muito efetiva ou funcional. Vivemos numa lógica social que naturaliza as violências e que negligencia o desenvolvimento humano sistematicamente. É necessário construir uma crítica quanto a isso e partir para ações diferentes.