Voltar aos artigos

Cuide de você e de quem usa drogas com você

Grupo Reinserir

Gostamos de dizer por aqui que redução de danos (RD) é mais sobre as pessoas do que sobre as substâncias. Tendo em vista o que falamos no primeiro texto que todo mundo fez, faz ou vai fazer uso de drogas em algum momento da vida, a prática de RD é extremamente importante, porque ela diz de uma série de práticas que visam pensar o cuidado das pessoas e minimizar os danos do uso das substâncias.

Por exemplo, vocês sabiam que não é indicado fumar a “ponta do beck”? Ou bolar um com o que sobra? Pois contém uma alta concentração de resíduos tóxicos. E que é importante, ao fazer uso de cocaína, quebrar os pedaços maiores e intercalar as narinas? E após o uso lavá-las, de preferência com soro fisiológico? Essas são dicas mais gerais sobre o uso de drogas, mas a RD é mais complexo do que isso.

Redução de Danos é pensar e construir a autonomia das pessoas, para que elas se apropriem de seus usos. Acesso à moradia e alimentação digna é RD. Cultura e lazer também! A garantia e promoção de direitos básicos, tudo isso é RD.

Redução de danos é um convite para desprender de tudo aquilo que ao longo da vida se aprende sobre drogas, é abrir mão dos julgamentos, da moralidade, é tornar mais humano. É se cuidar e cuidar de quem usa drogas com você.

Imagem: @apppcompany