Voltar aos artigos

Dj bom não arranha disco?

Grupo Reinserir

Dj bom não arranha disco? Será mesmo?

Essa é mais uma das frases que escutamos bastante por aqui. E o que ela tem a ver com saúde sexual? Lembra que falamos lá no primeiro texto sobre cortar as unhas? Então, esse é um método de prevenção, já que as unhas possuem sujeiras, fungos e bactérias. Além disso, unhas grandes podem ferir o canal vaginal e sabemos que o contato de mucosas transmitem ISTs. Quer dizer que não pode ter unha grande? Pode sim! Desde que tomem outros cuidados. Falando nisso, esse é o objetivo do texto: falar sobre os cuidados. Então vamos lá:

Vulva – boca:

Nesse caso, recomendam o uso de dental dam, essa é uma daquelas gambiarras que falamos no último texto. O dam é uma folha látex de aproximadamente 15x15cm e é usado por dentistas. A ideia é usar como barreira entre a boca e a vulva durante o sexo oral. Outra dica é usar preservativo masculino cortado também como barreira de proteção.

Dedo-vulva/dedo-ânus:

A indicação é sempre lavar bem as mãos antes e depois. O uso de luvas de látex também é indicado. Sem esses cuidados, sem a devida higienização e a existência de contato entre o sangue (causado geralmente por cortes ou machucados) existe a possibilidade de transmissão de ISTs.

Vulva-vulva

Nesse caso não há uma proteção de barreira realmente eficaz entre as mucosas. A prática mais segura é manter feridas e verrugas, além da atenção aos hábitos de higiene que já comentamos.

Dental dam, luva latéx e cortes de camisinhas. Esses são os “métodos de cuidados” e se por um lado é importante compartilhá-los, por outro é essencial reafirmar o quanto são insuficientes. São todas adaptações, gambiarras e arranjos. Isso diz muito sobre a pouca preocupação e a falta de preparo para lidar com pessoas que não estão dentro da heteronormatividade nas suas relações.