Voltar aos artigos

Eu uso. Você também. Sabe o que é?

Grupo Reinserir

Essa série nova aqui no Reinserir vai falar de uma coisa que é comum no nosso cotidiano. Nas festas, nos bares, nos encontros, nas religiões, na medicina, nas vielas e em outros espaços. É algo que está marcado na nossa história, seja para qual for à finalidade, buscada para alterar o estado da consciência e a nossa forma ser e estar no mundo. Já sabe o que é? Se você pensou em drogas, acertou! É isso mesmo, o ser humano, em todas as culturas, sempre fez uso de drogas.

As substâncias psicoativas - chamamos assim as drogas naturais ou sintéticas que agem principalmente no sistema nervoso central – podem ter diversos usos e consequências. Pode curar e pode também ser prejudicial. Pode ser legalizada e ter seu uso incentivado, como também ilegal e, dependendo quem você é no mundo, ser um problema. Sim, foi inserido no uso de drogas interesses políticos e econômicos, mas falaremos disso mais pra frente.

Agora vamos fazer um exercício de abandonar todo conteúdo sensacionalista que escutamos e aprendemos nos mais diversos lugares. Sabe aquele programa global de domingo à noite? Então, esquece ele. Aqui partimos da ideia que a droga existe, que as pessoas fazem uso delas e que precisamos naturalizar isso para então entender as complexidades, como o seu uso abusivo. Vamos nos cuidar e cuidar dos nossos. Quer saber mais? Arrasta pra cima! Mentirinha rsrsrs. Na próxima semana voltamos para falar de um conjunto de estratégias elaboradas para pensar os cuidados das pessoas que fazem uso de drogas: a redução de danos.

Imagem: @bealake