Voltar aos artigos

Obrigade, 2020!

Grupo Reinserir

“Nunca se vence uma guerra lutando sozinho
Você sabe que a gente precisa entrar em contato
Com toda essa força contida e que vive guardada
O eco de suas palavras não repercutem em nada (…)

(…) Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz
Coragem, coragem, eu sei que você pode mais!”

(Raul Seixas - Por quem os sinos dobram)

Todes nós sabemos que 2020 não foi um ano fácil. A pandemia do Coronavírus pegou à todes de surpresa paralisando momentaneamente planos, projetos e sonhos; gerando um sentimento coletivo de frustração.

Ainda assim, tivemos uma caminhada muito intensa e próspera aqui no Reinserir, e queremos compartilhar com vocês que constroem conosco com tanto carinho este espaço de trocas, elaborações e resistência!

Começamos o ano de 2020 com uma equipe de 04 psicologues, atendendo em uma sala ampla composta por 03 consultórios super aconchegantes (não é propaganda enganosa). Com o passar dos meses e o aumento da visibilidade do projeto, a busca por atendimento psicólogico triplicou por aqui (não podemos deixar de pontuar que o isolamento social também foi um dos grandes fatores que potencializaram as nossas atividades).

E também não podemos deixar de frisar que quem chega até o Reinserir não busca apenas por um tratamento psicólogico. Busca também por acolhimento, por trocas, por afeto e principalmente por ser visto e validado “do jeito que você é” - fazendo uma alusão ao título da nossa home aqui no site :)

Aqui no Reinserir a gente se preocupa de verdade em atuar pensando Raça, Classe e Gênero, os entendendo como constituintes da subjetividade. Desconsiderar isto, é desconsiderar o sujeito que ali está a sua frente. Talvez este seja um dos nossos maiores diferenciais.

E como conseguimos tamanha visibilidade? Bom, tivemos muita gente, muitos projetos e muitas oportunidades caminhando lado a lado conosco. Ao longo do ano fomos convidades por diversos projetos para falar do Reinserir através de lives, podcasts e palestras. Estivemos também em grandes mídias: TV Cultura, iG, Ponte Jornalismo e no Nós, mulheres da periferia. Todas as matérias vocês podem conferir aqui no nosso site na sessão “mídias”.

Mas, o que a gente mais gosta mesmo é do boca a boca. E isto os pacientes do Reinserir sabem fazer melhor do que ninguém. Ficamos muito felizes cada vez que chega uma mensagem dizendo “meu amigo passa com vocês e ama! Eu também quero!"

Isto sinaliza que estamos no caminho certo. E queremos continuar nele. Com vocês. Para vocês.

Chegamos em Dezembro e agora somos uma equipe de 12 psicologues. Atuando 100% online nesta pandemia, mas com esperança de um retorno o mais breve possível. E foi com esta esperança que resolvemos dar mais um passo: alugamos um novo espaço para os atendimentos presenciais. Agora temos 02 salas amplas compostas por no total 08 consultórios que também serão super aconchegantes (mobília nova à vista!)

Algumas burocracias também foram encaminhadas: agora somos uma empresinha formalizada com CNPJ, contabilidade, site e produtos personalizados com a nossa marca :) e por falar nisto, fiquem de olho em nosso blog porque em 2021 teremos algumas novidades, como por exemplo, uma lojinha física com os nossos produtos!!!

A gente quer ver o Reinserir voando alto. Muito alto. O nosso cenário atual político e social só nos confirma a importância deste espaço que ainda tem muito a ser construído. De forma coletiva. Não existe outra saída.

Queremos agradecer muito todes vocês que constroem conosco este projeto, os pacientes, os nossos psicologues parceiros, os nossos parceiros de trabalho e luta e tudo o que conspira pra tamanho sucesso deste nosso sonho.

Nos vemos em 2021! Até lá!!!

Com amor,

Natália Silva e Érika Almeida - Sócias Fundadoras do Grupo Reinserir

Na imagem: 07/11/2020 - o dia em que pegamos a chave da nossa nova sala :)