Voltar aos artigos

Já se livrou dessa culpa hoje?

Grupo Reinserir

Encontrar os amigos, ver a família, dormir 8 horas por noite, viajar, fazer atividade física, descansar… O que disso você consegue fazer sem culpa? Sem ser motivado pelo desejo do outro? O quanto as coisas que você faz, DEVERIA fazer ou é algo que realmente faz sentido para você?

Em uma sociedade neoliberal construída e estruturada na culpa cristã, parece que cada vez mais difícil e uma tarefa enorme se distanciar da expectativa do outro sobre você e o dever social de realizar certas atividades.

Esse sentimento que aparece aí quando falta naquele almoço de família ou quando deixa de ir à academia, esse de não “estar dando conta”, sabe? Essa culpa que você carrega sozinho, sem olhar para o lado e sem conseguir ver que seu companheiro às vezes carrega tantas outras iguais a sua.

Em tempos de necessidades construídas, o quanto as coisas que você faz mais te aproximam de te humanizar do que te coisifica? Sim, porque quando abandonamos o nosso desejo e somos guiados pela culpa deixamos de ser humanos e viramos cada vez mais coisa.

A tentativa de se livrar da culpa é resgatar a humanidade. E que possamos ser cada vez mais humanos e compartilhar dessa humanidade com o que e quem também nos faz humanos.

Arte: rabisclara