Voltar aos artigos

Machismo, desigualdade social, LGBTfobia e racismo: o que tem a ver com o suicídio?

Grupo Reinserir

Dados mostram que os casos de suicídios são maiores entre os homens, já as tentativas são três vezes maiores entre as mulheres. Homens e mulheres são ensinados a produzirem diversos papéis ao longo da sua história. Papéis masculinos muito relacionados à força, independência e comportamentos de risco. O reforço a esse papel de gênero muitas vezes impede os homens de procurar ajuda profissional.

Já as mulheres se suicidam menos porque têm redes sociais de proteção mais fortes e se engajam muito mais em atividades coletivas, nas comunidades que lhe atribuem sentidos e potenciais de vida. Nos homens a solidão e o isolamento são os principais fatores associados ao adoecimento. Um dos sociólogos mais famosos quando o assunto é suicídio, Durkhelm, fala que quanto maiores os laços sociais em uma determinada comunidade, menores seriam as taxas de suicídio. Desse jeito, podemos dizer que quanto menos os laços e estruturas sociais as pessoas tiverem, maior é o risco de suicídios. Ou seja, aqueles que estão privados de apoio social estável, estão mais suscetíveis a cometerem suicídio. Desempregados, pessoas com problemas financeiros e/ou em trabalho precário têm maior risco. Risco este que, segundo dados, aumenta em períodos de crise econômica. Um dos grupos vulneráveis mais afetados pelo suicídio são os jovens e sobretudo os jovens negros, devido principalmente ao preconceito e à discriminação racial e ao racismo institucional. Os impactos do racismo causam efeitos que afetam o comportamento das pessoas negras que estão relacionadas a humilhação racial e negação de si, que podem levar à prática do suicídio.

Apontamentos importantes para reforçar o que falamos por aqui na semana anterior, não dá para desassociar a prevenção ao suicídio as questões de classe, raça, gênero, lgbts. E principalmente, da luta por uma sociedade mais justa. Pela vida de todes.

Imagem: @_eduribeiro

#paratodosverem: essa publicação possui texto alternativo.

Texto alternativo: imagem com fundo amarelo, ilustração de uma garoto negro com com camiseta da prefeitura do Rio de Janeiro observando três livros com os títulos dos Racionais, Malcolm X e Emicida.