Voltar aos artigos

"Minha psicóloga me abandonou"

Grupo Reinserir

Recentemente, viralizou o vídeo de uma jovem em que dizia que a psicóloga havia a “abandonado”, seguido de um questionamento, na legenda, se poderia processar a profissional. Mas afinal, a psicóloga pode ou não fazer isso?

Repare que a palavra “abandono” remete a uma situação de descaso, de negligência ou de falta de cuidado. Então, nessa definição específica, é antiético a psi abandonar seu paciente.

O que acontece é que, muitas vezes, a profissional se depara com situações em que avalia não ser a melhor pessoa para atender um caso, seja por conflitos de agenda, por compreender não ser competente o suficiente para a complexidade daquele caso, pela demanda esbarrar em algum gatilho pessoal da psi, ou mesmo por descumprimento de algum combinado que tenha sido acordado previamente. Nesses casos, é importante (e ético) encaminhar o paciente para outro profissional, para que ele tenha o melhor atendimento possível.

Entenda que, nesse caso, quando a psi propõe um encaminhamento, esclarece os motivos e oferece opções para que você continue seu caminho de cuidado e autoconhecimento, ela não está te “abandonando”, mas sim, optando pelo o que ela entende, dentro do processo, ser o melhor para você. Mas, se por acaso, você se sentir “abandonado”, converse com a psi, pode ser? Assim vocês podem, juntos, construir a melhor saída para a situação. Combinado? 

Vídeo referência:
https://youtu.be/GL2vFzqVuBY?si=nqbYuYF1ylBFOgLq

Imagem de @susanocorreia