Voltar aos artigos

Minha rede de apoio tem limitações. E agora?

Grupo Reinserir

Quase sempre quando falamos sobre ter uma rede de apoio, as pessoas vêem como aqueles que estão ao seu redor disponível à todo momento, que te auxiliam em tudo e qualquer coisa.

Mas nem sempre é assim e sabe por que? Porque essas pessoas também tem as próprias vidas, prioridades, problemas a serem resolvidos e isso não significa que ela não se importe com você, mas apenas que ela também se importa consigo mesma. Isso é um problema? Não necessariamente, só se você ver como um problema.

Mas dessa forma, vamos para o seguinte questionamento: de que forma você depende da sua rede de apoio? De que forma você busca a sua independência inclusive para dar conta de si mesmo? A rede de apoio que tanto falamos ser necessária não é pra te carregar nas costas, mas para estar contigo, te apoiar, motivar, contribuir com a sua vivência, tomar aquele café no meio da tarde, a cerveja no final de semana, enquanto conversam sobre a vida. É aquela pessoa que você desabafa, que te ouve e acolhe, que ajuda a tornar a vida possível, superável; não é aquela pessoa que te pega pela mão e resolve todos os seus problemas por você. Isto aí é outra coisa que você pode descobrir em um processo terapêutico :B

Imagem: homem lotado de diversos pontos de vista @susanocorreia