Voltar aos artigos

Mulheres que moram sozinhas – o contínuo isolamento pode trazer malefícios para o psicológico desta mulher?

Grupo Reinserir

Quantas mulheres vocês conhecem que moram sozinhas? A cada ano este número aumenta, e se formos pensar no processo de independência feminina, este dado é extremamente importante; o que é ruim é o isolamento social que vivemos há mais de um ano devido a uma pandemia mal administrada, limitando as relações e potencializando o “sentir-se só”.

O isolamento traz prejuízos para a nossa socialização de um modo geral, mesmo sem perceber nos relacionamos, seja com o vizinho ou com o porteiro e isto nos dá uma sensação de pertencimento social, de ser e fazer parte daquele lugar.

Mas, pensando o fato de estar sozinha por muito tempo, é importante analisar como era o estilo de vida da mulher antes do isolamento social, pois estar sozinha não é necessariamente se sentir sozinha. Quando a mulher está sozinha e se sente desta forma, os malefícios podem ser um afastamento maior das pessoas que ainda possui contato (mesmo que virtual), baixa autoestima em não se sentir interessante para fazer trocas ou até mesmo episódios depressivos.

Nas próximas semanas, falaremos por aqui, sobre esta temática e das diferenças de solidão e solitude.