Voltar aos artigos

Não temos o controle de tudo!

Grupo Reinserir

A culpa é uma demanda que costuma aparecer com frequência nos atendimentos, se não em todos, com certeza na maioria.

Será que já paramos para pensar que quando pegamos toda a responsabilidade de uma situação para nós, tiramos do outro a possibilidade do mesmo se a ver com a sua parcela de responsabilidade? Até porque quando falamos de relações que envolvem duas ou mais pessoas, todes possuem sua parcela de responsabilidade na desordem.

Além disto, se assumir o culpado de uma determinada situação, por vezes pode estar ligado a um suposto “controle” de nossa parte.

Sério? Mas como? Vamos lá…

Quando “assumimos” o lugar de culpade por determinada situação, ficamos com a ideia de que se a culpa é nossa, conseguimos mudar determinada situação que nos magoa e pronto, problema resolvido. Temos total “controle” da situação.

E por vezes, não. Por vezes um problema não depende apenas da gente para se resolver, mas do outro, do externo - e vou contar um segredo pra vocês: não temos controle nenhum sobre estes.

E por vezes aquele relacionamento que a gente tanto almeja não vai rolar, porque o outro não dá conta seja lá por quais motivos. E a culpa não é sua. Tudo bem. Lidemos com as nossas frustrações e principalmente a de que não temos controle de tudo!