Voltar aos artigos

"Nimona": um filme que enaltece a cultura LGBTQIA+

Grupo Reinserir

Nimona é o nome da adolescente inquieta e irônica, que ajuda um cavaleiro acusado injustamente de assassinato, a provar sua inocência.

Num cenário que mistura feudos e tecnologia, a temática LGBTQIA+ é explorada com muita sensibilidade até o final da animação.

Nimona quer ser apenas ela mesma, mas ela não é uma coisa só. Entre uma figura humana e outra, a jovem se transforma em baleia, urso, lobo e tantos outros seres que desejar. A transexualidade é abordada de maneira bastante cuidadosa.

Toni Morrison diz em seu livro A Origem dos Outros que ninguém nasce sexista, mas se aprende por meio do exemplo. Em uma cena, podemos perceber o movimento dos adultos da aldeia afastando Nimona de sua melhor amiga ao perceberem que ela era “diferente”. Sua amiga, também criança, não via até então problema ao vê-la se transformando a cada brincadeira.

Em outra cena, podemos perceber o quão perigoso pode se tornar um indivíduo que é privado de viver sua verdade e que é tratado como monstro. E o quanto este pode se render ao ser aceito e amado.

Nimona é uma belíssima animação cheia de mensagens importantes para adultos e crianças se encantarem. A Disney não estava preparada para transmitir essa mensagem. Nenhuma surpresa.

Disponível em Netflix.