Voltar aos artigos

O ódio é transformador?

Grupo Reinserir

Sim!

Estamos dizendo que o seu ódio, assim como os outros sentimentos, tem uma razão de ser e um lugar para existir. E qual a importância do ódio? Ou para que serve o ódio? Somos criados dentro de uma cultura cristã ocidental que nos ensina, entre outras coisas, o perdão acima de tudo. E sob uma cultura classista, racista e patriarcal a permissão ao ódio é retirado da mulheres, dos trabalhadores, dos LGBTQIA+, dos negros e negras. E ficamos imersos no pacifismo.

Em um país em que a metade da população não tem acesso a direitos básicos, como o esgoto e vive em constante insegurança alimentar, perguntamos novamente, qual a importância do ódio?

Quantas vezes nós acreditamos e nos culpamos pela própria condição social ou dentro de uma relação que já não faz sentido, que o outro é violento, que nos machuca, quantas vezes nos culpamos por isso? E qual a importância do ódio?

O ódio é resposta. E permitir sentir ódio movimenta nesse sentido. De separação do outro. É se perceber e perceber as contradições, a dominação e a violência do outro. Ódio é ruptura. Permita-se experimentar a raiva, permita-se experimentar o ódio. Eles movimentam e transformam. E inclusive, se permitir, irá te ajudar a direcioná-lo ao lugar certo.