Voltar aos artigos

O quanto a evasão escolar e o distanciamento dos estudos na vida adulta podem estar atrelados a uma violência racial sofrida quando mais novo?

Grupo Reinserir

Poderia ficar horas discorrendo acerca desta temática, mas vou focar em duas demandas que aparecem muito na clínica, nos atendimentos aqui do Reinserir.

Primeiro, muitos jovens pretos que chegam até o ensino superior, por exemplo, por vezes, acabam por se cobrar tanto, porque ouvem que precisam ser “duas vezes” melhor para “compensar” (???) a sua etnia, que essa auto cobrança se alastra para quadros de ansiedade, depressão, esgotamento mental, etc fazendo com que muitas vezes este jovem não consiga mais dar continuidade as suas demandas e precise se distanciar de suas atividades, gerando dor e frustração.

Outra demanda que aparece bastante nos atendimentos, é a falta de autoestima e autoconfiança, falta de ambição, expectativas e sonhos, como se o futuro do jovem preto estivesse fadado a poucas ou nenhuma possibilidade maior – e isto está atrelado ao racismo estrutural e tudo o que este jovem passou a vida inteira escutando e a posição que sempre lhe fora imposta – de menor valor.

Colegas psis, como estamos manejando tais demandas? O que fazer?