Voltar aos artigos

O que é acessibilidade e a importância de construí-la em todos os espaços

Grupo Reinserir

Quando pensamos em espaços que frequentamos lembramos o porquê nos identificamos com ele, por meio de pessoas, localização, ser confortável, atendimento e vários outros fatores que transformam o local um lugar acessível para mim.

Mesmo em espaços não pensados na gente e sim em uma minoria buscamos olhar, nos atentar e resgatar pequenas ações propostas pelo mesmo que se tornam grandes em reestruturar formas de estar ali que incluam pessoas que não foram foco da construção de tal espaço.

Sendo assim, a acessibilidade se faz como um conjunto de mecanismos que buscam ferramentas com o intuito de transformar tal espaço/ ação em algo confortável para a diversidade, onde os mesmos se sintam parte e bem vindos.

A Acessibilidade busca a equidade e não a igualdade. Equidade pois reconhece que cada um possui sua singularidade e necessidades, logo transformar meramente a igualdade invisibiliza toda a pluralidade que faz parte do nosso eu.

#paratodosverem: essa publicação possui texto alternativo.

Descrição da imagem: cartaz com fundo meio rosado, na parte superior centralizado o título da publicação na cor preta e letras garrafais escrito o que acessibilidade e a importância de construi-la em todos os espaços, desenhos coloridos de diversas pessoas com deficiência, na parte superior temos um cadeirante segurando a mão de uma moça, ao lado um cadeirante com uma bola de basquete na mão e no lado dele uma moça com um andador.Na parte inferior temos uma moça com uma prótese na perna, ao lado dela uma moça com muletas, ao lado uma moça se comunicando por libras e um rapaz com cão guia.