Voltar aos artigos

O que contribui para a intensificação do luto na pandemia?

Grupo Reinserir

No momento em que vivemos, três fatores pesam no processo de luto:

  1. A impossibilidade de realização dos rituais fúnebres que fomos ensinados e que, ao longo da vida, nos facilitaram a elaboração de perdas. A sobrecarga no sistema de saúde, no sistema funerário e o alto risco de infecção nos tiraram momentos importantes desde o recebimento da notícia da perda, ainda no hospital, até os velórios, sepultamentos e toda a atmosfera de união que existia.

  2. O distanciamento da rede de apoio. Com as medidas de isolamento social, aquele momento de acolhimento e cuidado coletivo deixa de ser seguro, ao invés disso, se torna uma ameaça.

  3. A constante possibilidade de mais perdas. O número de mortes cada vez maior, falta de vacina, de insumos e de equipes nos hospitais e estratégias fajutas de lockdown nos levam a um horizonte: quantos mais iremos perder? Isso somado a uma família que ainda precisa trabalhar e sobreviver, se dispondo ao risco da contaminação diariamente. A sensação de perda é ininterrupta e não, não é individual. Estamos tods perdendo. E muito.