Voltar aos artigos

Por que o pós-pandemia também afeta a saúde mental das pessoas?

Grupo Reinserir

A gente tem que lidar com a frustração daquelas fantasias que a gente tinha em algum momento sendo quebradas, da gente precisar entender novamente o que queremos, o que não queremos, quais são os planos possíveis em um momento pós-pandêmico. Tivemos dois anos e meio de muito medo, de muita ansiedade, a gente ficou muito tempo parado, muito sedentarismo, então a gente também não consegue voltar com o ritmo que a gente tinha por tudo o que eu comentei na primeira pergunta desta série, mas porque também a gente passou por um momento extremamente estressante que vão nos colocando alguns limites, algumas barreiras, que vão precisar de um certo tempo pra gente, aos pouquinhos, ir se direcionando.

Nós somos uma sociedade muito imediatista, a gente quer tudo pra ontem, e eu percebo que os pacientes se veem muito frustrados em ter que respeitar o próprio tempo, respeitar o próprio limite…

Fora que, ao longo desses anos, a gente não teve tempo pra elaborar. Muita gente morreu. Eu lembro que quando a gente bateu a marca de 500 mil mortes, eu tive uma sessão com uma paciente e ela falou: “Nossa Nat, eu tenho até 14h pra terminar uma planilha. Eu estou sendo muito cobrada e a gente tá batendo 500 mil mortes…”. Então, eu acho que todo esse cansaço, toda essa angústia, todo esse luto não elaborado, não digerido vai aparecendo agora. E quando falo sobre elaboração de lutos, não é somente sobre óbitos, mas do que fomos e do que não somos mais, das relações que tivemos, e essas relações também mudaram ao decorrer de todo processo pandêmico que vivemos. Luto em relação a própria forma como a gente se relaciona. Acho que as pessoas perceberam o quão problemático se fez e ainda se faz presente esse modelo de sociedade no qual estamos inseridos.

Acredito que a gente está sendo muito atravessado, e isso obviamente que, unindo com as frustrações das nossas fantasias, vai nos afetando e nos deixando estressados, ansiosos e, como eu venho ouvindo muito dos pacientes: uma sensação imensa de cansaço. E esse cansaço não é à toa, veio tudo de uma vez.