Voltar aos artigos

Por que tanta gente se mantém em relações monogâmicas?

Grupo Reinserir

Certa vez me fizeram esse questionamento. Se a monogamia é, quase sempre, tão nociva dentro das relações e para as pessoas, por que tanta gente insiste em relações monogâmicas?

Primeiro, como falamos no texto anterior, quando nascemos aprendemos essa como a única forma possível de se relacionar. É assim que nossos avós, nossos pais, tios, etc, se relacionam. Aprendemos que a monogamia é sinal de estabilidade e segurança. E é também nessas relações que percebemos a dependência financeira, os conflitos não resolvidos, o comodismo… E a nossa confusão entre felicidade e estabilidade vai se criando. Quantas vezes você já se depararam com o questionamento “será que estou feliz ou só me acostumei com essa relação?”

Bom, a pergunta deveria ser “estou satisfazendo meus desejos dentro dessa relação?” Porque, oras, como estou feliz se não estou satisfazendo meus desejos?
Será que felicidade é o que aprendemos culturalmente sobre uma progressão da nossa vida financeira, de relacionamento e reprodução da vida? Em outras palavras, crescer, arrumar um emprego estável, casar e ter filhos?

Abrir mão dos seus desejos tem dado certo por ai?

Deixamos essa bola agora pra vocês pensarem e até semana que vem…
Voltamos com mais provocações (: