Voltar aos artigos

Por uma Saúde Pública: defesa e avanço do SUS

Grupo Reinserir

Muito tem se falado sobre as condutas de Bolsonaro que ameaçam nosso sistema único de saúde. Mas esse processo não começou com Bolsonaro, é projeto antigo e tem uns pontos bem legais sobre isso lá no perfil do @juliano.baltazar. O SUS foi resultado de um momento histórico e conquista fundamental para a luta das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. Mas nas últimas décadas, assistimos, passivamente, recorrentes retrocessos.

Defender o SUS é construir uma crítica sólida sobre acesso a direitos e sobre que modelo de saúde queremos defender. E é também engajamento político e não só nas plataformas virtuais. Essas últimas podem e devem ser ferramentas de comunicação e propaganda das lutas que devemos travar. Mas a luta não se trava nas #s.

É urgente nos atentarmos a inquietações como: por que um dos únicos (se não for o único) direitos constitucionais ainda acessados pelos brasileiros é o direito à uma saúde há anos precarizada e lucrativa pois além de cumprir sua função de manter a massa trabalhadora produtiva, ainda gera lucros enormes às grandes empresas que assumem a administração dos serviços?

Saúde não é negócio.

Saúde não é mercadoria.

Saúde não é conserto de engrenagem quebrada pra retomar produção.

Saúde não é controle dos corpos indesejáveis.

Que SUS você defende? E como você defende?