Voltar aos artigos

Possibilidades na construção de acessibilidade nos espaços que potencializam a inclusão

Grupo Reinserir

Inicialmente temos que ter a consciência que qualquer construção de acessibilidade para a população com deficiência se faz em conjunto com ela, logo pensar estratégias de inserção se faz em projetos, diálogos e contratação de profissionais com deficiência em que os mesmos são protagonistas dessas ações e movimentos de construção.

O espaço físico normativo não atende todos os grupos justamente por não obter diversidade de ferramentas que atendam variados grupos, logo construir acesso de sinalização, barras, leitores diversos, adaptadores, entre outros é investir em um espaço que não apaga as identidades.

Nas redes sociais existem funções que auxiliam no acesso as mesmas das mais diversas formas como: descrição de imagem utilizada no post que auxilia pessoas com deficiência lerem tal imagem, legendas em vídeos e interpretação em libras que auxiliam pessoas com deficiência auditiva na interpretação e entendimento de tal conteúdo.

#paratodosverem essa postagem possui texto alternativo.

Cartaz com fundo azul, na parte superior o título da publicação na cor preta e letras garrafais escrito: Possibilidades na construção de acessibilidade nos espaços que potencializam a inclusão.

Na parte central do cartaz um desenho colorido onde uma pessoa esta em pé com óculos escuros, camisa vermelha e calça azul com um tablet na mão e a outra pessoa esta em uma cadeira de rodas também com blusa vermelha e saia azul e um tablet na mão.

Entre as duas pessoas está um um painel com a imagem de Acessibilidade e no canto inferior direito o logo colorido da clínica Reinserir.