Voltar aos artigos

Preciso estar pronto para começar a me relacionar?

Grupo Reinserir

Quantas vezes a gente disse ou escutou alguém falar sobre não “estar pronto” para iniciar uma relação/namoro? E afinal, o que é “estar pronto”? Talvez, no campo idealizado, estar pronto é ter aprendido tudo sobre as relações, sobre si e sobre o outro. É ter esquecido os traumas de antigas relações. A questão é: o que perdemos quando estamos tentando “estar pronto”? Muitas vezes, evitando lidar com sentimentos desconfortáveis, deixamos de vivenciar, de experienciar, de aprender. O que pode, muitas vezes, fazer com que os sentimentos permaneçam ali.

Vamos lá:
Se eu tenho medo de me relacionar evitando me sentir inseguro, deixar de me relacionar vai fazer com que essa insegurança não exista mais? Parece que não, né? O que queremos dizer aqui é que dá para aprender, dentro da relação, junto com o outro, como construir ferramentas para lidar com esses momentos de inseguranças.
Se a gente se constrói com o outro, por que queremos “estar pronto” ou alguém que vem “pronto”?

Isso não quer dizer que você não pode avaliar a sua disponibilidade em iniciar uma relação. Relações demandam tempo e energia. E o quanto você está disponível, inclusive, para acessar esses sentimentos que podem aparecer durante a relação. E como fazer essa avaliação, entender os limites, as disponibilidades, as vontades, os desejos, as necessidades, senão através das relações?

Arte: Edu Ribeiro