Voltar aos artigos

Quais os sinais de quem não está bem neste momento pós-pandemia?

Grupo Reinserir

Essa pergunta é boa, mas não somente para um cenário pandêmico. É importante prestar atenção em alguns sinais: quando um sujeito está muito isolado, quando ele começa a se isolar da família, da rede de apoio; Quando esse tem dificuldades para sair de casa, tem medo de que algo possa acontecer; É muito importante a gente poder prestar atenção também na qualidade do sono, se esse sujeito está dormindo muito ou se esse sujeito não está dormindo nada; Aos sintomas psicossomáticos: a dor no corpo, a dor de cabeça, a coceira na pele, as manchas roxas no corpo – nessa pandemia, os sintomas pipocaram nos pacientes…

Esses sintomas também vão contando pra gente que tem algo que precisa ser falado, que está sendo exposto através do corpo. São alguns sinais de crises recorrentes de ansiedade, um medo intenso, uma preocupação excessiva.

Todos esses sinais precisam ser olhados com atenção, e se esse sujeito perceber que esses sinais estão atrapalhando suas atividades de vida diária, pode ser importante buscar um atendimento terapêutico alinhado a um tratamento psiquiátrico.