Voltar aos artigos

Quando entender que a pessoa precisa de terapia, ar fresco, entre outros?

Grupo Reinserir

A partir do momento que uma pessoa percebe alguns sintomas ou que vem deixando de desenvolver atividades que faziam parte da tua rotina, como trabalhar, trocar com tua rede de apoio, estar em espaços e atividades coletivas, se perceber em um movimento de maior isolamento, perceber o sono, perceber alimentação.

Conforme as pessoas forem entendendo, percebendo essa ausência desses hábitos que faziam parte da tua rotina e vão se percebendo mais desanimadas e mais isoladas, acredito que pode ser um momento importante pra buscar uma ajuda.

O ar fresco, fazer uma luta ou uma academia são possíveis saídas pra esse sujeito também. Até por vezes, fazer o uso de uma medicação pode ser uma saída apontada inclusive dentro de um processo terapêutico.

Às vezes, a pessoa está tão desorganizada, tão frustrada, tão deprimida que não consegue ver outras possibilidades como a ginástica, como buscar um hobby, como buscar um lazer. O processo terapêutico pode ser um grande aliado pra entender o que faz sentido pra esse sujeito, que tipo de atividade faz mais sentido pra ele: individual ou coletiva? Uma corrida no parque ou uma academia? O processo terapêutico pode ajudar a esclarecer e potencializar esses direcionamentos pro sujeito.

Existem também aquelas pessoas que vão apresentando demandas, sofrimentos, e que percebe que não está conseguindo dar conta sozinha. Pode ser uma boa procurar psicoterapia.