Voltar aos artigos

Redes Sociais e Saúde Mental: amigas ou rivais?

Grupo Reinserir

Você já se pegou em algum momento ansiosa após alguns minutos mexendo no Instagram? Ou entrou no TikTok logo ao acordar, só para dar uma olhadinha de 15 minutos e, quando se deu conta, já haviam se passado horas?

Isso é muito comum, por diversos motivos: as redes sociais têm mecanismos para nos manter cada vez mais presos às telas, sem ver o tempo passar. Além disso, observar os fragmentos de momentos mais felizes das pessoas dá uma sensação de não pertencimento, como se todos estivessem bem, menos nós. Isso pode intensificar sentimentos de ansiedade e não pertencimento.

Ao mesmo tempo, existem diversas vantagens em usar as redes sociais. Elas podem ser fontes de conexão com pessoas queridas, conhecimento e entretenimento.

A Internet ainda é algo muito novo, então estamos aprendendo a lidar com esses dois cenários, enquanto sociedade. Porém, em uma perspectiva de saúde mental, a palavra chave para um uso mais saudável das redes sociais é intencionalidade. Tente prestar atenção no que você sente antes de abrir um aplicativo, o que procura ao desbloquear o celular e entrar nas redes.

Caso você sinta dificuldades em lidar com essas questões, a psicoterapia pode te ajudar a encontrar um caminho em que você possa desfrutar dos benefícios das redes sociais e minimizar os possíveis sentimentos negativos trazidos por elas.