Voltar aos artigos

Saúde e cuidado para todes!

Grupo Reinserir

Estamos em junho, um mês marcado pelo #OrgulhoLGBTQIA+, um retorno ao Stonewall, momento histórico na luta e resistência à comunidade. Além de se orgulhar, é necessário reforçar que lutamos por melhores condições de trabalho, por moradia digna e acesso à saúde. Como parte disso, um de nossos pacientes nos apontou essa semana, a importância de contribuir para informar a todes sobre A PrEP e PEP.  Sabe o que é? Já fez uso? Não? Seja qual for a sua resposta, vamos explicar o que são aqui para vocês! ;)

Vamos pensar na seguinte situação: você teve relação sexual, a camisinha rompeu e/ou por algum motivo não fez o uso de preservativo. Sabe o que fazer depois disso? Após casos como esse você pode contar com a PEP, a Profilaxia Pós-Exposição. Essa é uma medida de prevenção para o HIV em casos como esse, de emergência, em que houve um possível contato com o vírus. Lembrando que pode ser usado caso de violência sexual ou em ambientes ocupacionais (por exemplo, em um trabalho que contato com perfurocortantes ou em contato direto com material biológico). Se liga: a profilaxia precisa ser iniciada em até 72 horas após a exposição ao vírus. O tratamento é feito com o uso de medicamentos antirretrovirais e dura 28 dias.

E a PrEP? O que é?

A PrEP é Profilaxia Pré-Exposição, consiste no uso de medicamentos antiretrovirais , um pouco diferente daqueles utilizados no PEP, mas é outra tecnologia para prevenção do HVI, para pessoas que não vivem com o vírus e é usada antes de uma exposição de risco. No SUS, a PrEP é indicada para pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade ao HIV. Gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH); pessoas trans; trabalhadores/as do sexo e parcerias sorodiferentes (quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não).

Tanto a PEP quanto a PrEP são medidas de prevenção ao HIV, isso quer dizer que elas não previnem as demais ISTs. O ideal é o chamamos de  “prevenção combinada”, associe a PrEP com o uso de camisinha e mantenha uma rotina de testagem. Os exames podem ser feitos em uma UBS próxima da sua casa ou na Rede Municipal Especializada em IST/Aids de São Paulo.

Vamos deixar aqui nos comentários o link da Coordenadoria de IST/AIDS, que contém os endereços dos espaços que vocês podem encontrar essas medidas de prevenção e testagem!

Conhecia a PEP? É usuário da PrEP? Conta aqui para gente! ;)

Link:https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/istaids/