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Setembro da cor que o mercado gosta

Grupo Reinserir

É só o calendário pular de Agosto para Setembro para observarmos, aqui nas redes sociais, marcas, influencers e até profissionais de saúde falando sobre o “Setembro Amarelo”. Assim como acontece com outras datas, esse dia acaba parecendo mais uma estratégia de marketing do que um mês para pensar e promover cuidados em saúde.

Observamos aumento de palestras sobre questões ligadas a saúde mental em empresas que, em alguns casos, não fornecem mínimas condições de trabalho para seus funcionários, pessoas afetadas por falas mal conduzidas e o clássico da ✨DM aberta pra quem não tá bem✨ (por favor, não façam isso).

Não é possível pensar o cuidado em saúde mental em apenas um mês, não será uma palestra que vai aliviar a pressão de um trabalho que desumaniza e não é uma conversa com alguém sem preparo que vai acolher seu sofrimento intenso.

“Mas é melhor fazer algo do que não fazer nada” - comentam algumas pessoas. Olha, às vezes é! Podemos oferecer, no lugar da DM aberta, o contato de bons profissionais de saúde, que tal?

Aqui vão alguns convites a refletir outras formas de contribuir com a saúde psicológica:
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  • você pode compartilhar lista de psicólogas que confia;\
  • incentivar a pessoa a procurar equipamentos públicos de saúde mental;\
  • estudar quais candidatos da sua cidade tem pautas que priorizam o fortalecimento da saúde mental no SUS;\
  • observar quais projetos de lei está colocando a saúde mental como pauta;\
  • apoiar trabalhadores da área da saúde na luta por seus direitos;

    É importante pensarmos que mais do que uma trend, a saúde mental é um campo complexo e atravessado por muitas questões sociais. E aqui deixo a reflexão, seria “Setembro Amarelo”, de fato, sobre saúde mental ou sobre uma boa estratégia de marketing?

    Arte: @wantcoentro