Voltar aos artigos

Sexo entre duas pessoas que têm vagina é método contraceptivo? Como assim?

Grupo Reinserir

“Ser lésbica é a maior resistência contra o controle reprodutivo” o que tem de errado com essa fala? A gente te responde: tudo.

É muito comum dentro das relações entre mulheres cis que se entendem e se afirmam enquanto lésbicas algumas “brincadeiras” sobre não ser necessária a preocupação com métodos contraceptivos. Essa fala é extremamente problemática, primeiro porque exclui a existência de lésbicas trans das nossas práticas políticas e das nossas relações afetivo-sexuais. Depois, estamos reforçando o discurso hegemônico de violação da saúde da vida sexual de lésbicas.

Ser lésbica não é método contraceptivo e precisamos avançar e complexificar essa debate, já que ele também reforça a ideia de que essas pessoas estão livres que contrair qualquer doença sexualmente transmissível. O sexo entre lésbicas pode gerar filhos! O sexo entre mulheres cis ou entre duas pessoas que têm vagina também possui a possibilidade de contrair ISTs como herpes, sífilis, HIV, HPV e outras doenças comuns, como candidíase, além de desenvolverem câncer de colo de útero. Pensando nisso e na nossa luta por mais vidas saudáveis e contra a violência médica, no próximo texto da série vamos contar para vocês quais são os métodos preventivos mais usados, as “gambiarras” sugeridas e outras estratégias de cuidado.

Na imagem Rosely Roth pioneira do movimento lésbico no Brasil, linha de frente na fundação do Grupo de Articulação de Lésbicas Feministas – Galf responsável pela edição do boletim Chana com Chana. Após anos de censura e consequentemente adoecimento psíquico suicidou-se.

“(…) identificamos nossa luta contra o preconceito e passamos a existir política, social e culturalmente, rasgando o manto de invisibilidade que tanto interessa ao sistema.” (Boletim CHANACOMCHANA, 1983, p. 1).

#paratodosverem essa publicação possui texto alternativo.

Descrição da imagem: Cartaz com o fundo branco e vermelho, na parte superior o título “Sexo entre duas pessoas que têm vagina é método contraceptivo? Como assim?”. Na parte central do cartaz com fundo branco recortado com a imagem de Rosey Roth. No canto inferior o logo colorido da clínica Reinserir.