Voltar aos artigos

Sobre redes: sociais e de apoio

Grupo Reinserir

O Setembro Amarelo tem como objetivo incentivar discussões acerca do suicídio, fenômeno complexo e que demanda responsabilidade redobrada no seu manejo. Há quem defenda que este é um debate e compromisso apenas dos profissionais da saúde mental, visto que são formados para lidar com as demandas de pessoas em sofrimento. Há quem defende a ideia de incentivar uma grande rede de solidariedade, o conhecido “abrir o inbox para quem precisa desabafar”.

É importante considerar que o suicídio diz menos sobre um desejo puro de morte, mas sim de interrupção da angústia, que por vezes ocupa um lugar muito maior na vida e psiquismo do que os momentos de felicidade e prazer. Em um modo de vida precarizado para boa parte da população, especialmente aquelas historicamente exploradas e marginalizadas, discutir a questão do suicídio implica também em discutir condições dignas de vida.

Por melhores que sejam as intenções embutidas na escuta através das redes sociais, o melhor direcionamento é ampliar as redes de apoio que envolvem profissionais da saúde, familiares, amigos e instituições que proporcionem segurança e acolhimento efetivo.

Aí vai uma leitura para continuar a reflexão, da psicanalista

Ana Suy:https://www.instagram.com/p/B17w8phFb8o/?igshid=q48ad4s2sgcd