Voltar aos artigos

Transtorno do Espectro do Autismo e os conceitos básicos

Grupo Reinserir

O autismo é um diagnóstico que vem aparecendo cada vez mais na clínica, mas, por um entendimento maior da forma de funcionamento desse grupo e não por ser um transtorno que surgiu recentemente.

O autismo não é uma doença, deficiência ou síndrome. O TEA (abreviação para a nomenclatura) é caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.

A palavra espectro vem por considerar que essas características não são “sintomas” e cada indivíduo pode apresentar uma delas alternando para graus e níveis bem diferentes. ⠀

Também deve-se considerar o nível do transtorno: leve, moderado ou severo. Essa terminologia vêm sendo bastante discutida, pois entende-se que ninguém deve ser compreendido por seus níveis, mas sim, por sua individualidade, porém, entende-se que considerar os níveis auxilia na integração sem ser invasivo já que é um assunto abordado há poucos anos para a população de forma mais inclusiva. ⠀

Ou seja, o autista tem suas limitações como qualquer outra pessoa que não está no espectro, porém, por vezes podem ser mais evidentes devido ao seu modo de posicionar ou enxergar o mundo!