Voltar aos artigos

Tudo que acelera o coração é ansiedade?

Grupo Reinserir

Segundo a OMS o Brasil lidera a lista de países com índices de pessoas que sofrem de quadros crônicos de ansiedade, quase 10% da população, o que se intensifica em grandes metrópoles como SP. São sintomas comuns que podemos ouvir numa conversa no metrô; taquicardia, sudorese repentina, falta de ar, uma sensação estranha de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.

Isso é resultado de um cotidiano desgastante, incerto que demanda preocupações constantes com a própria sobrevivência. Além da ausência de acesso a atividades de lazer, descanso e bem-viver.

E aí depois de dias sem uma folga você finalmente teve um sábado gostoso, acordou cedo, com aquele café da manhã, foi num parque ou a praia, tomou sol, respirou fundo, olhou pro céu e quando a lua apareceu, ué, um tremor estranho… será uma crise de ansiedade? O peito parece que pode explodir a qualquer momento?

Com tantas emoções humanas traduzidas e reduzidas a diagnósticos, podemos nos esquecer como identificar diferenças que podem ser sutis mas fundamentais; a euforia é uma emoção humana legítima e que pode surgir como um ápice de prazer depois de boas experiências. Deixe esse peito explodir, essa energia vazar, dance, cante, grite, ria e ame aqueles que lhe trazem amor. A existência humana é pulsante! E pode ser intensa, inebriante.

Quem tem medo da euforia?