Voltar aos artigos

Uso de drogas e redução de danos em tempos de pandemia

Grupo Reinserir

Esse é um convite para gente pensar junto o seu uso de drogas nesse momento de pandemia e compartilhar algumas dicas de redução de danos. Ouvimos muito relatos e lemos artigos sobre o aumento do uso de substâncias. Do Álcool aos remédios.E por aí, quanto tempo você dedica para pensar o seu consumo? Consegue identificar a frequências? E os cuidados, como tem feito?  

Sabemos que mudanças de hábitos podem alterar o padrão de consumo das substâncias, por isso é importante pensar no contexto da pandemia. É muito difícil garantir qual vai ser sua experiência com o consumo daquela substância, mas quanto mais fatores de proteção durante o uso, melhor. Pensar na segurança e conforto do ambiente e na rede de apoio presente nele, são exemplos desse movimento. 

Lá no site do @ccedelei tem um conjunto de dicas sobre os cuidados para fazer o uso de drogas de maneira segura, separamos alguns aqui:

  • NÃO COMPARTILHE cachimbos, bongs, vaporizadores, cigarros de maconha, canudos e todos os insumos de uso para drogas injetáveis, incluindo água esterilizada.
  • PREPARE VOCÊ MESMO AS SUAS DROGAS, evite manipular ou tocar em insumos ou drogas de outras pessoas ou que toquem nos seus também.
  • EVITE COLOCAR SACOS/EMBALAGENS DE DROGAS NA SUA BOCA, VAGINA OU ÂNUS. Se você precisar carregá-los em seu corpo, limpe-os antes e após sua retirada vigorosamente com um produto à base de álcool. Caso coloque-os na boca, use um enxaguante bucal à base de álcool após retirá-los.

Estamos sempre falando por aqui que saúde mental não é só sobre sofrimento/adoecimento. Falar sobre uso de drogas é saúde mental. Nosso objetivo é sair do armário, falar abertamente sobre isso e contribuir com estratégias de cuidado. Vamos lá?

Imagem: @cannabicomix